Roça Diogo Vaz' 23
O ano de 2023 ficará, certamente, na memória da Missão Bomu Kêlê. Foi, finalmente, o ano de concretização do projeto delineado desde 2021.
Foi um ano de preparação de missão particularmente difícil, principalmente em termos financeiros.
Após várias angariações de fundos e o apoio de várias empresas, nomeadamente TAP e Servilusa, partiram 5 voluntárias em missão em agosto de 2023, para a Roça Diogo Vaz (São Tomé e Príncipe), que já nos era familiar desde 2019.
Foram dias muito intensos, repletos de aprendizagem mútua. Realizámos atividades lúdico-educativas e aplicámos a "Aventura na Cidade" - o highlight desta missão. De facto, é uma atividade que, através de um jogo, exige muito trabalho em equipa e que permite, de uma forma lúdica, abordar temas fundamentais para esta comunidade, como: violência doméstica, demonstração de afeto, sonhos e ambições, planeamento familiar, medos e gestão de emoções, relação com regras e autoridade.
Para além da componente educacional e de cidadania, distribuímos, também, material escolar, roupas e kits de Primeiros Socorros a toda a comunidade (250 pessoas aprox.).
Não deixamos de ter um olhar atento à comunidade, avaliando constantemente como poderemos dar apoio a crianças que se encontram em situações de maior dificuldade. Deste modo, ajudamos um dos jovens da Roça a concretizar o seu sonho, estudar em Portugal, o que antes pensava ser algo inexequível devido à sua incapacidade financeira. Chegou a Portugal em outubro de 2023 e já se encontra a estudar para ser Técnico de Proteção Civil.
"Nós temos raízes de alegria e também nós podemos ser para os demais raízes de alegria. Não se trata de uma alegria passageira, momentânea, trata-se de levar uma alegria que cria raízes" - Papa Francisco
(Jornadas Mundiais da Juventude 2023)